sábado, 3 de julho de 2010

Tricô - Casaco adulto

Este casaco foi ensinado por minha amiga Zenaide.
Receita: lã Sedificada 600gr
             agulhas para tricô nº5,5 e 6,5
Costas: Colocar 75 pontos na agulha 5,5. Tecer onze carreiras em ponto de barra 1x1.Passar para a agulha 6,5, aumentando 3 pontos, pelo avesso. Tecer 20 carreiras, contando pelo ponto de borda. Comece diminuindo um ponto de cada lado, a cada carreira, quatro vezes. Tecer 3 carreiras contando pelo ponto de borda. Comece a aumenrtar os 3 pontos que foram diminuídos ( aumente um  ponto de cada lado, em cada carreira). Tecer mais doze carreiras, pelo pto de borda. Arremate 8 ptos de cada lado (para fazer a cava) e teça mais 20 carreiras, contando pelo pto de borda. Coloque em fio de cor (direito em meia e avesso em tricõ, com um fio de cor diferente) Comece a tecer o fio de cor sempre pelo avesso.
Frente: Colocar 31 ptos na agulha 5.5. Tecer onze carreiras em pto de barra1x1. Mude para a agulha 6,5  e aumente 3 pontos.Na altura da cintura, diminua a cada carreira um ponto por seis carreiras.Teça mais quatro carreiras e faça os seis aumentos pelo avesso. Comece a diminuir o decote em um pto a cada quatro carreiras, pelo avesso. Na altura da cava, arremate oito pontos. Siga a cava por dezenove carreiras, continuando a diminuir o decote até restarem 16 pontos no ombro. Coloque no fio de cor. Faça o outro lado, diminuindo desta vez pelo lado direito, no decote.
Mangas: Levantar 58 pontos na cava. Após 24 carreiras, contando pelo ponto da borda, comece a diminuir um pto de cada lado a cada quatro carreiras. Tecer 39 carreiras, no total.Após 39 carreiras, diminuir peloa vesso( 4 tricô, 2 ptos juntos), em um única carreira para ficar com 36 ptos. Tecer pto de barra1x1, fazendo 20 carreiras, no punho. Arrematar pelo avesso.
Acabamento de gola: Levantar 120 pontos na frente, em uma lateral, até o meio do decote das costas, distribuindo mais pontos no decote. Faça 15  centímetros em ponto tricô. Arremate. Faça o mesmo na outra lateral. Costure os dois lados da gola na altura do pescoço, as mangas e as laterais da blusa. Pregue os botões.

Nenhum comentário: